A Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa é uma associação sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover a cultura e o ensino da língua inglesa, dedicando-se exclusivamente ao ensino gratuito através da concessão de bolsas de estudo integrais.

Os cursos são presenciais e distribuídos em módulos semestrais com diferentes níveis de proficiência, podendo atingir a duração de três anos (curso Básico) ou seis anos (curso Avançado), de acordo com os objetivos de cada aluno.

Nos primeiros 10 anos de atividade do projeto já foram concedidas cerca de 15.000 bolsas de estudo, formaram-se mais de 3.600 bolsistas no Curso Básico (3 anos) e cerca de 840 alunos no Curso Avançado (6 anos). Em média a SBCI conta com aproximadamente 3.000 bolsistas ativos.

As atividades educacionais da SBCI são custeadas exclusivamente com recursos financeiros próprios, originados da gestão de seu patrimônio, mobiliário e imobiliário, acumulado desde a sua constituição, e na contribuição anual de seus associados.