É impossível dissociar a SBCI da história do ensino da língua inglesa no Brasil.

Em 1931, durante uma viagem oficial do Príncipe de Gales ao Rio de Janeiro, foi observado que os costumes e a língua francesa é que prevaleciam no ambiente social da então capital da República. Na ocasião o Príncipe Edward recomendou ao Embaixador da Grã-Bretanha que, juntamente com empresários ingleses aqui instalados, organizasse uma sociedade de fomento ao intercâmbio cultural, semelhante à criada em Buenos Aires em 1927.

Após três anos de planejamento, em 20 de julho de 1934 foi fundada a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, tendo como associados fundadores alguns dos mais eminentes empresários ingleses aqui radicados além de grandes empresas britânicas com importante atuação em nosso País.

Ao longo de mais de 80 anos de história, a SBCI se desenvolve fundamentada na crença de que a educação de qualidade é o principal pilar de transformação de uma sociedade.

Em 1973 o Conselho Nacional de Serviço Social concedeu à SBCI o Certificado de Entidade Filantrópica. Mais, tarde, em 1981, a SBCI foi declarada entidade de utilidade pública federal pelo Decreto-Lei 96.341.

Durante todos esses anos de atividade, a organização atendeu alunos pagantes e não pagantes, concedendo bolsas de estudo em número compatível com o valor das imunidades tributárias estabelecidas na Constituição Federal para as entidades filantrópicas.

Em 2002, diante de um mercado de ensino de línguas muito mais competitivo, inclusive com o ingresso de grandes grupos internacionais de ensino presencial e à distância, os associados da SBCI decidiram constituir uma empresa comercial, a Cultura Inglesa S.A. (CISA), para atuar exclusivamente com ensino remunerado nas suas mais de 50 filiais.

A SBCI, por sua vez, prosseguiu com sua condição filantrópica, dedicando-se somente às atividades de ensino gratuito da língua inglesa, num primeiro momento financiando bolsas de estudo nas filiais da CISA e, a partir de 2008, promovendo o ensino gratuito na sede própria. No primeiro ano de operação recebemos por cerca de 200 bolsistas.

A partir de janeiro de 2012, já contando com mais de 2.000 alunos bolsistas matriculados, a SBCI passou a operar em seu novo e amplo Centro Educacional Henrique Saraiva, concebido para abrigar suas atividades pelas próximas décadas.